As deficiências são causa de rescisão indevida de contrato?

Um em cada cinco adultos nos Estados Unidos tem uma deficiência. 5,2% dos adultos relatam ter uma deficiência "grave" que "interfere substancialmente ou limita uma ou mais atividades de trabalho". Isso significa que mais de 50 milhões de pessoas por ano alegam ter sofrido uma rescisão contratual indevida. Uma das deficiências mais comuns na rescisão de contrato é devido aos transtornos mentais.

Quais são exemplos de transtornos mentais?

Essa é uma das deficiências mais comuns sofridas pelos americanos e uma das mais usadas para rescisão de contrato de trabalho injusta.

Os transtornos mentais incluem:

  • Transtornos de ansiedade.
  • Transtorno de déficit de atenção e suas variantes (ADD, ADHD, etc.).
  • Distúrbios alimentares.
  • Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT).
  • Transtornos psicóticos, incluindo esquizofrenia.

Estes são apenas alguns exemplos. Quase todos os transtornos mentais diagnosticados por profissionais médicos podem ser considerados deficiências perante a lei se forem graves o suficiente para afetar a vida do trabalhador.

Os transtornos mentais contam como deficiência sob a ADA?

A ADA define deficiências como condições físicas ou mentais que "limitam substancialmente" uma atividade importante da vida. "As principais atividades da vida" incluem coisas como a capacidade de se mover, trabalhar, dormir ou formar relacionamentos significativos. Sob esse amplo padrão, muitos transtornos mentais podem ser considerados deficiências. Por exemplo, a depressão pode interferir na sua capacidade de dormir ou se concentrar no trabalho, entre outras coisas. Se o trabalhador precisar de acomodações, a depressão provavelmente contará como uma deficiência de acordo com a lei.

Além disso, é importante entender que você está protegido contra discriminação com base em deficiências percebidas, para que nenhum empregador possa rescindir seu contrato injustamente. Isso significa que se o empregador acredita que o trabalhador tem um transtorno de personalidade porque foi diagnosticado anteriormente, mas não tem mais esse diagnóstico, ele não pode discriminar com base nisso. Mesmo que você não seja realmente deficiente no momento da discriminação. Isso é importante por causa do estigma em torno dos transtornos de saúde mental. A discriminação baseada neste estigma é ilegal.

Direito à acomodação razoável para uma deficiência

A maioria dos funcionários tem direito a adaptações razoáveis ​​para problemas de saúde que são considerados deficiências. De acordo com a Job Accommodation Network (JAN), acomodações úteis no local de trabalho podem incluir:

  • Ambientes de trabalho flexíveis (horário flexível, trabalho em casa).
  • Permissões para tratamento e recuperação.
  • Reestruturação do posto de trabalho.
  • Apoie os animais.
  • Modificação das políticas de presença (por exemplo, não há "pontos" nas políticas de presença durante um período de reposição).

Eles podem tirar uma licença temporária por invalidez?

Talvez, se o trabalhador mora em um estado com seguro de invalidez de curto prazo ou trabalha para um empregador que oferece seguro privado. Na Califórnia, quase todos os funcionários têm direito a incapacidade de curto prazo por meio do EDD. Você pode saber se é elegível olhando seu holerite e vendo se há uma dedução de "SDI" ou "Invalidez de Curto Prazo". Portanto, os empregadores não podem prosseguir com uma rescisão injusta do contrato.

O provedor médico é responsável por certificar a deficiência de curto prazo com o EDD do Estado ou com um plano de seguro privado. O provedor médico determinará a duração da licença.

Você pode estar interessado: Como encontrar um bom advogado de deficiência?

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *